Neste domingo 1º de outubro, celebra-se o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade.
O dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1° de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso
Reverenciar a data é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.
Muitos não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade. Muitos outros enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.
Para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades, mudanças serão necessárias para que os idosos tenham vida plena, oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros.
É necessário e urgente que o governo amplie as políticas para a pessoa idosa, que o judiciário seja realmente justo e que a comunidade repense o valor de quem dedicou uma vida em prol do bem comum e os respeitem.
É primordial respeitar a história das pessoas idosas que desempenharam um papel fundamental na transmissão de valores e na preservação de tradições, pois, são eles os guardiões de uma rica herança cultural.
SALVE O DIA 1° DE OUTUBRO!!