URGENTE: Reabertura das Agências!

Considerações sobre a Reunião realizada hoje (11/06) com o GT/DIRAT que está subsidiando tecnicamente o Comitê Interministerial referente a questão de reabertura das Agencias.
undefined

Participaram da Reunião Bruno Veroneze (Gex Rio Preto) representando e Guilherme (Gex SP centro) representantes da DIRAT, Thaize Antunes e Thiago Manfroi pelo Coletivo Mudança e Renovação Fenasps e demais representantes da Federação.

Foi informado por eles, que participaram de uma Reunião com a Secretaria de Previdência e Secretaria de Perícia Médica do Ministério da Economia, realizada em 10/06 e nesta reunião que contou com a presença do Secretário Especial de Previdência, Bruno Bianco. Nesta reunião a principal preocupação foi com a entrega dos EPI´s e EPC´s e a dificuldade de chegarem em todas as unidades. Avaliavam que a decisão seria tomada nesta reunião, entretanto, após ouvir as informações prestadas pelo GT, entenderam que a decisão de reabertura terá que ser tomada no âmbito Ministerial e que vai ser levado para ser discutido junto ao Ministério da Casa Civil, ou seja, passa a ser uma decisão política.

Questionamos informações que já foram divulgadas nos Grupos de Whatsapp e Facebook referente a informações passada em Vídeo Conferência realizada com os cinco Superintendentes Regionais, Gerentes Executivos e SEAT´s que dão conta da reabertura em 22/06, inclusive com detalhamento das atividades.  Além da discordância com a reabertura, manifestamos preocupação com vários itens detalhados com relação aos procedimentos da reabertura como por exemplo: Uso de termômetros a serem manuseados por vigilantes ou servidores da triagem, triagem fora da agência, permitir a entrada de segurados mesmo com febre, entre outros.

Reivindicamos o próprio trabalho do GT que foi feito com muita propriedade, utilizando-se estudos técnicos e científicos dando conta da impossibilidade de reabertura, inclusive detalhando conforme avaliação da Fio Cruz que o pico da PANDEMIA de Covid-19 sequer chegou ainda. Cobramos a apresentação do produto do trabalho do Estudo já realizado pelo GT e a apresentação do Cronograma de Entregas dos EPI´s e EPC´s nas unidades do INSS.

Cobramos também a apresentação do trabalho final do GT que conforme pactuado com o Presidente do INSS, este deveria ser apresentado a Fenasps antes que a decisão final fosse tomada, para que houvesse possibilidade de discussão. Ressaltamos a nossa posição dando conta de que não é momento de reabrir as agências agora. Que a reabertura implicara em risco tanto para os servidores, quanto para a população e que usaremos todos os meios políticos e jurídicos para garantir a saúde dos trabalhadores e usuários dos INSS.

Hoje, as 14 horas, haverá uma live do Coletivo Mudança e Renovação, no qual Thaize Antunes e Thiago Manfroi passarão informes mais detalhados a respeito da reabertura do INSS. Assista pela nossa página no Facebook ou no nosso canal no YouTube.