A pergunta que não quer calar: Qual será a nova estrutura do INSS?

Até o presente momento não foi dada nenhuma informação sobre a nova estrutura do INSS, questão esta já solicitada pelas entidades representativas dos servidores. Porém recebemos anonimamente o quadro acima, com o desenho da nova estrutura.

Pelo desenho acima, conforme já informado por esse blog (VEJA AQUI) haverá a extinção da Diretoria de Gestão Pessoas – DGP, que será incorporada junto a Diretoria de Orçamentos, Finanças e Logística – DIROFL.

A extinção da Diretoria de Gestão de Pessoas, e a incorporação de suas atividades em um espaço secundário, dentro de outra diretoria, será uma perda inestimável aos servidores do INSS. No caso da Diretoria de Benefícios – DIRBEN haverá uma Coordenação Geral de Pagamentos e Gestão de Serviços Previdenciários, questão esta informada em audiência na DIRBEN em 26/03 (VEJA AQUI) em que os serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional) passam a compor a DIRBEN.

Uma novidade é a criação da Diretoria de Tecnologia e Inovação, que atualmente é a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação vinculada ao gabinete da presidência do INSS.

Além da questão da mudança na estrutura das diretorias, existem fortes rumores de extinção de várias Gerências Executivas e fechamento de centenas de Agências da Previdência Social.

Outro ponto importante a se destacar, é a questão das alterações nos fluxos e processos de trabalho, a automatização dos benefícios em ritmo acelerado, a fixação de metas inexequíveis (por exemplo 90 pontos ordinários) e a inexistência de discussão sobre assuntos tão importantes com os servidores.

Em meio a todo este cenário, que, com certeza, está intimamente ligado à questão da Reforma da Previdência, da precarização e desmonte em curso no serviço público, ainda não recebemos informações oficiais da nova estrutura e a questão não foi tratada com os servidores. Nesses termos,  é necessário que os servidores se apropriem da discussão, se organizem e se mobilizem para evitar o desmonte do INSS e de nossa carreira.

Mudança e Renovação
….