PRESIDENTE DO INSS COMPROMETE-SE A RECEBER PROPOSTAS PARA REESTRUTURAÇÃO DO REAT

                  Foto:  Antonia Tavares (CE),  Daniel Emannuel (RS) – Diretores (as) Mudança e Renovação – FENASPS e Ícaro Gama (BA) – Servidor INSS

Nessa terça, dia 25 de setembro, ocorreu audiência da FENASPS com o presidente do INSS, Edson Garcia, para tratar do REAT. A reunião também contou com a presença de diretores e servidores da DGP, e do servidor Ícaro Gama, da APS Castro Alves – BA, como convidado pelo coletivo Mudança e Renovação.

Em síntese, os diretores da FENASPS expuseram os principais problemas relativos ao REAT, como a exclusão de agências do regime, o fechamento do sistema para novos ingressos e as distorções decorrentes de o turno de 6 horas não estar viabilizado para servidores de APS menores e da área meio. Já o colega Ícaro Gama expressou o mal estar existente entre os servidores que exercem jornadas diferentes, e defendeu que o REAT deve ser estendido a todos.

O presidente do INSS relatou que muitos gestores estão adotando entendimento próprio em relação ao REAT, como reflexo da política de descentralização das decisões na autarquia. Afirmou que um dos principais objetivos de sua gestão é centralizar e uniformizar os procedimentos. Mais especificamente em relação ao REAT, o presidente afirmou que é necessário estudar uma reestruturação do regime, observando-se as mudanças que vêm sendo implementadas nos processos de trabalho. E que, nesse novo regime reestruturado, sejam previstas vantagens para o serviço público e para a sociedade em contrapartida pela redução da jornada de trabalho.

Como encaminhamento, o presidente do INSS comprometeu-se a receber propostas para as soluções para a manutenção e ampliação do REAT, assim como para a reestruturação do regime de atendimento com base nos novos procedimentos de trabalho trazidos pelo INSS Digital. Ademais comprometeu-se, através da DGP, a instituir grupo de trabalho para discutir e acompanhar a implementação das soluções de curto e médio prazo.

Em breve deve ser publicado o relatório completo da reunião pela FENASPS.

A mobilização dos servidores, através das discussões em redes sociais, foi determinante para que essa reunião ocorresse. Porém, para que consigamos uma solução definitiva a respeito da nossa jornada de trabalho, bem como para as metas de produtividade e todos os problemas que temos enfrentado, é necessário ampliar nossa organização.

Continuem acompanhando pelo blog maiores informações a respeito do REAT e de outros temas de interesse da categoria.